quinta-feira , 23 de janeiro de 2020
Promoções
Início / Rádio/Notícia / 28º Encontro de Bandeiras de Reis de Tupã será no dia 12 de janeiro, na Igreja Matriz São Pedro

28º Encontro de Bandeiras de Reis de Tupã será no dia 12 de janeiro, na Igreja Matriz São Pedro

Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Igreja Matriz São Pedro, promove o 28º Encontro de Bandeiras de Folia de Reis no próximo domingo (12), às 20h30, na própria igreja, localizada na Praça da Bandeira.

Ao todo, 6 companhias de folias de reis de várias regiões da nova Alta Paulista vão se apresentar durante o encontro. O evento contará com a Bandeira Grupo Baiano e Bandeira Divino Espírito Santo, de Tupã; Bandeira da Paz, de Herculândia; Bandeira Passagem dos Reis Magos “Resgatando a Tradição”, de Parapuã; Bandeira Estrela do Oriente, de Rinópolis; e Bandeira Estrela D’alva, de Pacaembu.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Duda Gimenez, a Folia de Reis é uma vertente cultural antiga que deve continuar viva nos dias de hoje. “Com esse encontro é possível resgatar uma festa religiosa e folclórica que celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Esse resgate é fundamental para mantermos vivas as tradições culturais brasileiras”, destacou.

O Padre Carlos Roberto dos Santos, pároco da igreja, salienta que a popular Folia de Reis está ligada a uma antiga tradição da Igreja Católica, que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus no presépio.

“Desde que cheguei a Tupã, como pároco da Matriz de São Pedro, vi que havia esta festa da Folia de Reis e decidi colaborar com a participação da paróquia. Assim, os foliões também podem vir à Igreja e contemplar o presépio, que retrata o nascimento do menino Jesus”, disse.

Já o prefeito Caio Aoqui ressaltou a importância de manter as tradições vivas. O chefe do Executivo também e convidou a população para participar do evento. “Durante o encontro, os participantes poderão trocar experiências e esta é uma das formas de fomentar e manter viva esta importante tradição popular. Convido a população para participar juntamente com a família e amigos”, convidou.

 

Tradição

 

A Folia de Reis comemora o nascimento de Cristo. O enredo lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram à Belém para encontrar Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém e na Folia têm a função de animar a festa e espantar os maus espíritos.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

 

 

Verifique também

Conselho Tutelar realizou posse de novos conselheiros nesta sexta-feira

A posse dos cinco novos conselheiros tutelares foi realizada nesta última sexta-feira (10) durante uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *