sexta-feira , 23 de outubro de 2020
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Com umidade relativa do ar em 11%, Defesa Civil decreta estado de emergência em Presidente Prudente

Com umidade relativa do ar em 11%, Defesa Civil decreta estado de emergência em Presidente Prudente

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente decretou estado de emergência no município em decorrência das altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar registradas nesta quarta-feira (30).

O coordenador da Defesa Civil no município, Renato Gouvea, informou ao G1 que, às 14h30, a umidade relativa do ar registrada na cidade foi de 11%.

“Abaixo de 12% já consideramos estado de emergência. É uma situação crítica, que pode ser comparada ao clima de deserto. Para os próximos dias, há uma previsão de que a umidade relativa do ar possa chegar a 9%”, explicou Gouvea ao G1.

A Defesa Civil orienta a população a não realizar atividades ao ar livre entre 10h e 16h, a manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais, e a se hidratar bastante tomando água ou sucos naturais. Também é orientado não realizar queima de lixo ou vegetação.

 

Com recorde de temperatura, Bauru e cidades da região  tem tarde mais quente em 19 anos

 

A cidade de Bauru  registrou a temperatura mais alta em 19 anos no início da tarde desta quarta-feira (30).

 

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), os termômetros marcaram 39,9ºC às 14h25. Esta é a temperatura mais alta registrada no município desde 2001, ano em que o instituto começou a registrar o indicador. Até então, o recorde de temperatura era de outubro de 2014, quando a cidade atingiu 39,2ºC.

Antes desta quarta-feira (30), a maior temperatura registrada no ano tinha sido três dias antes, quando os termômetros marcaram 37,7ºC, e no fim do inverno, com 37,3ºC.

Na terça-feira (29), a Defesa Civil emitiu um alerta para fortes ondas de calor que podem levar a temperaturas acima de 40ºC nos próximos dias em cidades do interior de São Paulo.

Na região, a máxima ultrapassou os 40 graus em várias cidades, como Lins, Barra Bonita, Ibitinga, Iacanga e Tupã.

Jota Barbosa com informações do G1 – Prudente e Bauru / Foto: Wellington Roberto/G1

Verifique também

Sábado: Live da UNESP vai mostrar os cursos de Administração e Engenharia de Biossistemas oferecidos na unidade de Tupã

 A Faculdade de Ciências e Engenharia da UNESP, Câmpus de Tupã, tem realizado nos últimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *